segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BRIZOLA VIVE!


"Tu sabes do que me ocupo quando não estou pensando nem fazendo política? Eu durmo"
Esta frase foi citada no ano de 2002, ano em que seu autor completou oito décadas de vida. Estaria a ilustre personalidade, autor desta citação, completando 89 anos de vida neste último sábado dia 22 de Janeiro de 2011.
Gaúcho de muita garra, nascido no ano do centenário da Independência do Brasil, batizado como Itagiba de Moura Brizola, mais conhecido pelo nome de um líder revolucionario maragato do qual ele adotou o nome, Leonel Brizola um dos maiores políticos da história da nação brasileira. Homem de destacável coragem enfrentou militares, políticos reacionários, desmascarou mentiras impostas pela mídia, lutou a favor da liberdade e contra a corrupção.
Fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Leonel Brizola foi o único na história da politica nacional a ser governador em dois estados, primeiro no Rio Grande do Sul e posteriormente no Rio de Janeiro onde desmascarou uma fraude em que envolvia políticos “milícos” apoiodos pela ação manipuladora da então “filhotinha da ditadura” a Rede Globo, liderada pelo jornalista Roberto Marinho. A Fraude consistia em distorcer as pesquisas eleitorais em favor do candidato de oposição à Brizola e depois manipular a apuração dos votos. Um vergonha que Leonel desmascarou com enorme dignidade.
Támbem lutou bravamente para que forças reacionárias não tomassem o poder após e renúncia de Jânio Quadros, garantindo que o então vice-presidente João Goulart assumisse o cargo da presidência por direito, episódio este conhecido como Campanha da Legalidade.
Brizola não tinha medo, enfrentava o que fosse preciso em prol da liberdade, do trabalhismo, sempre visando o bem estar do povo brasileiro. Criou milhares de escolas em todo país e colocou a educação como uma das principais bandeiras para o desenvolvimento de um país. “Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação”.
Numa de suas entrevistas à uma reporter da rede globo que o abortou e irônicamente para perguntar se era verdade que ele havia fugido do país no anos da ditadura vestido de mulher; ele vendo que aquilo era pura gozação com a sua cara responde sem rodeios “Sim, e quem me emprestou a calcinha foi sua mãe”.
Um grande homem, um grande político apoiado até por quem ele não apoiava. “A opinião do senhor Brizola sobre nosso apoio é irrelevante. Nós vamos apoiar o melhor candidato, e o melhor candidato é ele.” (Frase dita por Luís Carlos Prestes, secretário do Partido Comunista Brasileiro – PCB ao saber que Brizola não queria seu apoio na candidatura ao governo do RS).
Estaria ele completando 89 anos.
Sua pessoa infelizmente não se faz mais presente entre nós, mas sua partida não foi eterna pois aqui deixou seu ideal. Sua aspiração pela educação, pela dignidade, pelo desenvolvimento do Brasil e do povo brasileiro ainda se faz presente. Parabéns Leonel! Resta que mantemos a chama acesa, pois “BRIZOLA VIVE!"

1 comentários:

Lucas Rocha disse...

Desmascarou legal a, realmente, tendenciosa e poderosa TV Globo. Pela seu caráter e dignidade diferenciados nota-se a coragem de Brizola de bater de frente com a Globo. Porém é dificil derrubá-los. São fortes nos bastidores. E o povo esquece do político, enquanto idolatra a Globo até hoje. E o mais engraçado de tudo isso é a cara do Cid Moreira ao ler a carta rs