segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PH E SECRETA...

O colunista Reinaldo Loyo é quem nos conta que Sarney é dono do Estado, da televisão, do jornal e do colunista social: Pergentino Holanda, uma das coisas mais loucas que já vi na vida. O PH.

Pergentino Holanda é aquela figurinha carimbada. Desfila pelas ruas de São Luís ao volante de uma reluzente Mercedes-Benz último tipo, vindo de uma cinematográfica propriedade nos arredores da ilha. PH faz e desfaz na society maranhense. Aos domingos, em “O Estado do Maranhão”, assina um caderno, onde seu monograma é contornado por uma estrela dourada cintilante. PH, saibam todos, depois de Roseana, é a maior estrela do Maranhão.

Seus aniversários e festas são bancados por amigos generosos. Um banca a bebida, outro, o bufê. Se abrirem a caixa-preta PH não terá como explicar a riqueza que tem.


Secreta, o rebolativo.

Seu nome é Amaury de Jesus Machado, mas pode chamá-lo de Secreta que ele gosta – forma abreviada de secretário. Aos 51 anos, funcionário do Senado, Secreta mora na cidade satélite do Guará, onde dispõe de um plantel de garotões musculosos e amestrados.

A rebolativa figura anda cheia de jóias de ouro, colares e pulseiras. Goza de absoluta confiança de Roseana e de toda a família Sarney. Secreta recebe do Senado como “assessor de gabinete”, mas trabalha na casa de Roseana.

“O Congresso abriga mais um exemplo ilustrativo do uso de dinheiro público para bancar despesas privadas da família do presidente do Senado, José Sarney. O Mordomo da casa de sua filha, Roseana, é um servidor pago pelo Senado. Deveria trabalhar no congresso, mas de 2003 para cá, dá expediente a 7km dali, na residência que Roseana mantém no Lago Sul de Brasília.” O Estado de São Paulo, 20 de junho de 2009.

Secreta é uma espécie de faz-tudo, quase um agregado da família, encarregado de serviços de copa e cozinha, organizador de recepções.

Grande Secreta. Chegou a filiar-se ao PFL quando a “madrinha” estava nesse partido, herdeiro da Arena da ditadura. Trabalhou até no Palácio da Alvorada quando Sarney era presidente (1985-1990). Na época promoveu uma festinha com dois garotos na mansão do Calhau (de José Sarney), em São Luís, que ele tinha ido arrumar para uma ida do então presidente. Os rapazes aproveitaram para amarrar Secreta e roubar a mansão. Coisas da vida.

Colegas de função acreditam que ele ganha entre R$12 mil e R$15 mil, mas pode ser mais. Uma fonte de dentro do Senado afirmou que ele ganha muito para poder bancar pequenas despesas de emergência da família.

Não bastava ao senador manter com o dinheiro público o neto, a mãe do neto, sobrinhas – a parentalha. E aparece um bichinho de estimação de Roseana...

0 comentários: